mITOS DO mERGULHO

"Mergulhar é muito perigoso", "A teoria é muito confusa", "Mergulhar é muito caro" ... será?!


Mito 1#: O mergulho é muito perigoso



Realidade: Existem regras e diretrizes que envolvem o mergulho e quando você opera dentro deles, suas chances de se machucar são muito escassas. O mergulho tem um excelente histórico de segurança e as diretrizes são muito fáceis de seguir. Estatisticamente, é tão seguro quanto o jogar boliche. Contanto que você siga as orientações, o caminho até o ponto de mergulho será a parte mais perigosa de sua viagem de mergulho.

Mito 2#: A teoria do mergulho é muito confusa



Realidade: Na verdade não ... se você quiser se aprofundar e fazer aulas/curso de mergulho técnico ai sim poderia ficar um pouco confuso, porém essas aulas são oferecidas somente para as pessoas interessadas em chegar aos limites do mergulho. A teoria do mergulho associado com certificações em águas abertas (Open Water), a sua primeira certificação, não é nada complicado e fácil de entender uma vez você terá o auxílio de seu instrutor.

Mito 3#: Mergulhar é muito caro



Realidade: O equipamento de mergulho pode ser caro de imediato, mas dura muito tempo. A compra das primeiras peças do equipamento de mergulho você pode até sentir no bolso, mas você pode ter certeza que não vai precisar comprar de novo por muitos anos, mesmo com o uso regular. Quando você faz essa avaliação e compara o preço durante a vida útil do equipamento, você vai ver que ele na realidade não é nada caro.

Mito 4#: Os animais que vivem no oceano são muito perigosos



Realidade: De modo geral, os mergulhadores viajam grandes distâncias à procura de tubarões e outros animais marinhos que as pessoas que não mergulham consideram perigosos. A maioria dos mergulhadores fica muito animado ao ver tubarões, em grande parte, porque não é todos os dias que os vêem. Todos os animais devem ser tratados com respeito e, como um mergulhador você precisa entender que é você que esta entrando no ambiente deles e deve se portar de acordo. Na grande maioria absoluta das vezes, uma lesão causada por um animal marinho é devido ao animal estar tentando se defender. E mesmo assim, lesões graves não são comuns. Logo ... não cutuque a barracuda que ela não irá te morder

Mito #5: É muito equipamento para se comprar



Realidade: A quantidade de equipamentos pode ser assustadora, sem dúvida. Mas ... aqui está o que você precisa para a sua certificação em águas abertas: máscara, nadadeiras e snorkel, só isso! É isso aí. Todo o resto pode ser alugado para sua aula e para toda a sua vida como um mergulhador, se assim preferir. Então, mesmo que haja um monte de equipamentos que você pode comprar, você não precisa.

Mito #6: Você tem que ser jovem e estar em ótima forma física para mergulhar



Realidade: Seguramente não, porque eu também não estou. Sim, qualquer esporte é um pouco mais fácil se você estiver em boa forma física, mas contanto que você não tenha quaisquer restrições médicas relacionadas com o mergulho você esta pronto para o esporte ... e não há nenhuma necessidade de você ser um triatleta. Se você consegue subir algumas escadas sem “cair morto” e fazer uma caminhada sem ficar sem fôlego, você esta bem para o mergulho.

Mito #7: Você vai se sentir claustrofóbico



Realidade: É compreensível que alguém que não tenha experimentado o mergulho assumir que pode se sentir claustrofóbico mas, trabalhando com o seu instrutor, você poderá esquecer desses preconceitos iniciais e vai constatar - como todos os mergulhadores fazem - que nadar debaixo d'água com ar comprimido é na realidade uma experiência muito libertadora. Você pode fazer coisas debaixo d'água que você nunca poderia sonhar em fazer na terra. É o completo oposto de ser confinado.

Mito #8: Você tem que viver perto de águas tropicais.



Realidade: Mergulho não é feito apenas em águas tropicais. Vivemos em um planeta composto por 75% de água. Lagos, rios e nascentes são todos passíveis de se praticar o mergulho. Pedreiras e minas disponíveis para o mergulho estão espalhadas por todo o mundo. Cada qual oferecendo suas próprias e únicas experiências de mergulho. Alguns dos melhores pontos de mergulho do mundo não estão em águas tropicais, especialmente porque a maioria dos oceanos não são tropicais.

Por: Sea Way
Fonte: Scubadiverlife