Erros dos Mergulhadores

Todos nós já nos encontramos nesta situação - quando você um mergulhador novato, é fácil cometer erros involuntários. Aqui estão alguns erros para se evitar e aprimorar suas habilidades subaquáticas, seja você um novato ou não!


1# Ignorando a verificação de flutuabilidade



Se você está com excesso ou com falta de peso durante o mergulho, isso ocorre porque você não fez uma verificação de flutuabilidade na superfície. Se alguma coisa mudou desde a sua última verificação - a perda ou ganho de peso, nova roupa de mergulho ou roupa com espessura diferente, esta mergulhando em água doce em vez de água salgada, Colete Equilibrador novo ou diferente - então você precisa fazer outra checagem de flutuabilidade para se certificar de que está com o lastro correto. Estar com a quantidade de lastro errado pode lhe custar, na melhor das hipóteses, preciosa energia e ar, ou provocar uma subida fora de controle, na pior.

2# Mergulhar fora dos limites de treinamento



É fácil se deixar levar pela emoção ao conhecer um novo local de mergulho, se sentir bem porque você esta com alguém que tem uma formação mais avançada e tal. Isso é muitas vezes um grande erro. A maioria dos acidentes de mergulho acontecem porque um mergulhador não foi devidamente preparado para as condições em que foi mergulhar. Nunca pense que a formação ou experiência adicional é um desperdício de dinheiro ou tempo. Por exemplo ... todos os anos mergulhadores que nunca fizeram curso/aula de naufrágio ou caverna acabam morrendo dentro de cavernas e naufrágios. É fundamental obter treinamento adequado antes de tentar qualquer mergulho fora do seu nível de certificação.

3# Falta de comunicação com o dupla



Seja um amigo ou membro da família, ou mesmo uma pessoa que acaba de conhecer, a comunicação com o dupla é essencial. Desde as aulas iniciais de treinamento é possível verificar mergulhadores que nem sequer sabem onde seu dupla está em momento algum. Ficar de olho na pessoa que pode ser chamada para ajudar a salvar sua vida - ou cuja vida você pode ter que salvar - deve ser a sua prioridade! Relembre os sinais que devem/podem ser feitos com as mãos para que haja menos confusão embaixo d’água; mantenha um olhar atento sobre a localização do seu dupla, deste modo você sempre saberá onde e quão longe ele esta; mantenha o controle sobre o ar de seu dupla, bem como o seu próprio.

4# Falta de conhecimento sobre a situação



Novos mergulhadores tendem a se concentrar em uma ou duas coisas específicas, tais como o seu equipamento ou a vida marinha, e perdem a noção sobre o todo. Isso é compreensível, mas também é perigoso. Enquanto você está olhando para um peixe bonitinho ou agitado com sua máscara, você pode estar sendo “empurrado” para baixo e perde o contato com o grupo ou o barco. Um dos problemas mais comuns envolve novos mergulhadores perdendo a noção de sua profundidade. Mergulhos em paredões são particularmente notórios por isso ... mergulhadores acabam observando o paredão, a vida marinha e acabam ganhando profundidade despercebidamente. Em alguns lugares, uma corrente para baixo pode empurrar ainda mais os mergulhadores para baixo ... e lá se vão os limites do mergulho recreativo se você não tiver cuidado

5# Falta de atenção ao consumo de ar



Novos mergulhadores são famosos por ignorar completamente o seu medidor de pressão do ar, o que é assustador já que o ar é a coisa mais importante para um mergulhador. Tentamos acostumar nossos alunos a manter uma vigilância estreita em seu ar ... de modo que quando perguntado eles não tenham que olhar no manômetro para saber. Cuidado com o ar e saber a todo o momento o quanto você tem ... não há absolutamente nenhuma desculpa para negligenciar isso.

6# Brigando com o equipamento na superfície



Novos mergulhadores parecem esquecer que eles podem inflar seu colete na superfície e apenas descontrair e relaxar. Alguns mergulhadores por sua vez parecem lutar para se manter na superfície após a subida, mesmo com o colete inflado! Eles continuam a chutar/bater a nadadeira por puro instinto, se cansando desnecessariamente. O equipamento de mergulho é desconfortável na superfície, por isso pode levar um pouco de tempo/prática para aprender a relaxar com ele. A melhor coisa a fazer é inflar seu colete o suficiente para que você possa se inclinar um pouco para trás e relaxar as pernas.

7# Excesso de uso do Power (inflador) embaixo d’água



Enquanto muitos mergulhadores novatos tendem a esquecer de inflar seu colete na superfície, eles parecem nunca se esquecer debaixo d'água. Inflar, esvaziar, inflar, desinflar ... parece ser o hábito da maioria dos novos mergulhadores ao invés de aprender um bom controle de flutuabilidade. É preciso prática para aperfeiçoar sua flutuabilidade, mas será mais difícil de chegar lá se você ficar acionando o botão de power (inflador) desnecessariamente.

8# Excesso de carga



Você está em um belo recife repleto de vida marinha ... espetacular! Faz total sentido você quer tirar fotos. Mas os mergulhadores mais novos já tem muito com o que lidar - adicionar mais pode ser prejudicial. Já vimos mergulhadores em seus primeiros mergulhos em águas abertas usando novos equipamentos e carregando câmeras caras com equipamento de iluminação e tudo mais. Tente não fazer tudo de uma vez quando você ainda está aprendendo novos hábitos. Depois de ter alguns mergulhos com o seu cinto de lastro em várias condições, e depois de estar familiarizado com o seu novo equipamento de mergulho, ai sim é hora de estrear a câmera fotográfica e disparar a vontade.

9# Não equalizar na hora certa



Apesar deste assunto ser citado inúmeras vezes durante o curso, muitos mergulhadores novatos ainda esperam até sentir dor ou pressão antes de começar a equalização. Além de problemas físicos nos ouvidos, esta é a razão mais comum de mergulhadores terem dificuldade para equalizar. Uma vez que você está sentindo dor, vai ser difícil, se não impossível, para equalizar seus ouvidos. Forçar pode causar irritação e inflamação, o que torna ainda mais difícil para o próximo mergulho. Equalize frequentemente em sua descida, antes que você sinta dor ou pressão, e, especialmente, nos primeiros 10 metros. Se você sentir dor, suba um pouco e, em seguida, tente equalizar. Não force seus ouvidos; você pode acabar se machucando.

Por: Sea Way
Fonte: Scubadiverlife